quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A ROTINA



Já faz um tempo que preciso vim escrever esse post, já que um monte de gente me pediu e eu acabei não colocando no papel (melhor, no pc) o que queriam: a rotina daqui de casa.
Vira e mexe me perguntam (as minhas amigas que serão mães sempre querem saber) como é o dia-a-dia aqui em casa, me pedem para falar de como é a rotina de cuidados com um bebê e de trabalho fora de casa. 
Eu nunca vim escrever sobre o assunto, porque sempre achei que não tinha experiência para falar sobre isso, afinal, faz só um ano que tô nessa vida loca, rs. Mas, agora que já se passou um tempinho, já posso dizer que temos uma rotina mais ou menos definida.
Vale lembrar que, por mais que bebês amem rotina, eles também são uma caixinha de surpresas, então não dá pra ficar sempre neurótica com essas coisas de horários e blablablá (mais fácil dizer que fazer, eu sei...)

Enfim. A coisa por aqui anda mais ou menos assim:

Às 6h o despertador toca, o marido levanta e se prepara pra ir pro trabalho (ele entra às 7h). Às vezes eu levanto com ele, às vezes não (depende se a Eleonora acordou a noite ou não, rs).
Lá pelas 7h30/8h, Eleonora acorda. Ela nunca foi de acordar e começar a chorar loucamente; ela resmunga, solta uns gritinhos e fica por ali brincando. Então eu levanto, faço a mamadeira e enquanto ela mama, dou uma ajeitada no quarto e em seguida já troco a fofinha . Partimos então nós duas para a cozinha, para o meu café da manhã e o resto do dela, rs. Normalmente ela rói uma bisnaguinha ou eu dou uma fruta. 

Às 9h, o pai tá de volta. Nas terças e quintas ele fica um pouco com a filha, para eu ir pra aula de dança; nos outros dias da semana, ele chega e tomamos café todos juntos.
Depois da comilança, a Eleonora fica brincando (às vezes no cercadinho, para eu poder limpar a casa, às vezes no chão ou então colocamos ela no andador um pouquinho).

Às 10h30, o pai volta pro trabalho e eu fico sozinha de novo com a pequena. Dependendo do cansaço dela, saímos pra rua para fazermos o que é preciso (supermercado, varejão, etc.), ou então eu dou um suquinho e boto ela no colchão pra descansar. Às vezes ela dorme na hora, outra vezes demora uns minutinhos. É nessa soneca que eu saio correndo pra pôr a casa em dia, a roupa na máquina, e a bagunça no lugar.

O pai volta quase às 13h com o almoço; SEMPRE comemos todos juntos, os três sentados à mesa. O almoço é meio conturbado, porque às 14h o marido já volta pro trabalho. Quase sempre eu fico mais tempo na cozinha, terminando o almoço da pequena, que come bem devagarinho, rs.

Depois do almoço, vem o banho, mamadeira e a soneca da Eleonora, que dura de 1h30 a 3h, dependendo do tanto que ela dormiu de manhã. Essa soneca é mágica, pois é nessa hora que eu corro pra preparar minhas aulas e fazer tudo relativo ao trabalho; normalmente é quando escrevo aqui no blog também (como nesse momento, rs!).
Enquanto a pequena dorme, eu também aproveito para tomar banho e já ficar pronta para o trabalho, pois assim que ela acorda, ligada no 220v, eu já dou uma fruta e ajeito todas as coisas para quem fica de babá durante a noite (para eu dar aula). Eu fico fora durante 2h30/3h, mais ou menos. Às 19h30, a Eleonora janta e brinca até a mamãe chegar.

Assim que eu chego do trabalho (às 21h e pouquinho), o terceiro turno começa e vou preparando a boneca para dormir. Se está suada, eu dou um banho, boto o pijama e já coloco ela para mamar sozinha no colchão. Apago as luzes e não se faz mais um pio na casa. Terminado o mamá, espero ela arrotar, dou a chupeta, o paninho, um beijinho, um boa noite e tchau; saio do quarto e encosto a porta.   Na maioria das vezes ela não leva nem 5 minutos para dormir, rs. Ufa!

Só lá pelas 22h que finalmente vou comer alguma coisa e esperar o marido chegar, lá pelas 22h40/23h.
É difícil irmos dormir antes da meia-noite, por mais que eu queira sempre, pois mal parece que fechei o olho e já toca o despertador. E assim voltamos para o início deste texto, rs, num círculo vicioso.

Não sei nem se posso chamar isso de rotina, afinal, cada fase nova do bebê nos exige novos horários, novos afazeres. Por enquanto é o que temos pra hoje, rs.

Ah, me perguntaram também se vai ficando mais fácil. Vou ser bem sincera: não, vai ficando cada vez mais difícil. Só que também cada vez mais gostoso. Rs. Ao mesmo tempo que a Eleonora me demanda cada dia mais atenção, ela está numa fase deliciosa de gracinhas. Então fica tudo meio equilibrado, rs.

Voilà!

Qualquer mudança drástica do cotidiano, eu renovo este post! :)

Boa tarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário