terça-feira, 19 de maio de 2015

A PARAFERNÁLIA

Gente, há uns dois ou três posts atrás (mentira, acho que faz mais tempo), eu disse com convicção aqui que este não é um blog de dicas, e não é mesmo! Mas enfim...de uns tempos pra cá, tenho recebido alguns emails da mulherada (a maioria grávida), pedindo algumas dicas do que vale a pena ter ou comprar para o bebê. Pois bem, essa semana recebi mais dois desses emails...então resolvi fazer um post sobre isso.
Mas vou logo avisando, não será um post propriamente de dicas e sim será a minha experiência (muito curta experiência!!), certo? Nem sempre o que dá certo pra uma mãe e um bebê será o certo para outra, nem necessariamente para um segundo filho, etc.
Se você espera ler um daqueles super posts com milhares de referências de compras nos EUA, pode fechar a página! A vida aqui em casa é contadinha, grana apertada, então esse texto vai falar de como você, assim como nós, pode economizar o seu suado dinheirinho (rsrs), além de comentar sobre produtos bem práticos que foram uma mão na roda por aqui e que eu indico bastante.


Vem comigo!!

1) QUARTO DO BEBÊ

Bom, aqui em casa nós não investimos muito nisso não, apesar de eu achar uma fofura quartos super decorados. Como nós tínhamos a intenção de fazer o quarto montessori, e nem tínhamos muito dinheiro, pegamos um berço antigo que estava guardado na fazenda. Mandamos lixar e encerar, e o berço ficou lindo! O berço tem mais de 30 anos, mas é de madeira maciça, e coisa boa não estraga, né?
Mandamos fazer uma cômoda (para ser armário e trocador) e pronto!
Quando Eleonora tinha 4 meses, nós botamos o colchão no chão e guardamos o berço, organizamos tudo de acordo com a pedagogia montessoriana e o quartinho ficou simples e legal (clique aqui). Com quase um ano, tivemos um probleminha, rs, e remontamos o berço. Eleonora está dormindo nele até hoje, mas logo logo vamos investir numa cama (padrão, não mini-cama).
Bom, é isso. Se você tem vontade de fazer algo diferente, não invista muito em móveis para bebê. E mesmo que você queira fazer o tradicional mesmo, eu fugiria desses móveis específicos para bebês e compraria tudo normal mesmo, para aproveitar depois.




2) CARRINHO

Pouco antes da Eleonora nascer, nós compramos um carrinho que vinha com bebê conforto (acho que era da marca Cosco). Nós pagamos baratinho e foi a maior cilada que podia nos acontecer! O carrinho parecia de brinquedo e era de péssima qualidade! As rodinhas não giravam direito e o material do assento era um pano artificial demais, e a Eleonora suava horrores lá dentro. Resolvemos passar esse carrinho pra frente (vendemos num brechó) e pegamos um super bom emprestado. Nós usamos demais esse carrinho!!! Mesmo dentro de casa! Foi ótimo! Se não me engano era da marca Infanti.
Sou, então, da opinião que deve-se ter um carrinho BOM! Não precisa ser aqueles de 1000 reais, nem importado, nem nada disso. Mas tem que ser confortável, e tem que andar bem!
Com o passar do tempo, o carrinho que pegamos emprestado acabou ficando pouco prático pra gente, pois ele era grande e pesado e ficava praticamente só no carro ocupando todo o porta-malas, já que em casa nem usávamos mais. Devolvemos e investimos em um carrinho estilo guarda-chuva, leve e pequeno. Deixamos sempre dentro do carro, e até hoje ainda usamos bastante.
O escolhido foi esse: Infanti Joie Brisk. Super aprovado! 





3) SLING ou CANGURU

Só digo uma coisa: in-dis-pen-sá-vel! Usamos os dois!!
A Eleonora nasceu no calor, então confesso que usei o sling poucas vezes, e queria muito ter usado mais, porque é mais confortável que o canguru para os bebês. Já o canguru, marido e eu usamos demais! Quando íamos sair sozinhos com ela, ou eu ou o marido, sempre levávamos o canguru. Foi útil demais para ir no supermercado, ir na praça, no shopping, pra fazer caminhada, por roupa no varal, limpar a casa, etc etc etc...só para cozinhar que eu vestia o canguru estilo mochila, nas costas. Eleonora ficava quietinha e seeeeempre dormia.
O canguru suporta até 18kg e só não continuamos a usar porque Eleonora praticamente não quer saber de colo mais. Na verdade, eu tô é doidinha num sling estilo o Mochilik ou o Mei Tai, que é ótimo para bebês maiores. Aceito doações, rs!!



Ah, o nosso canguru é da marca Oslo, que era uma marca vendida pela baby.com, e que infelizmente saiu de linha. Pegamos uma promoção e pagamos R$19,90; o canguru é de ótima qualidade.




 4) CADEIRÃO DE ALIMENTAÇÃO

Gente, tem que ter, não adianta!
Não importa se é cadeirão de pé, cadeirão que encaixa na cadeira ou cadeirinha que acopla à mesa. TEM QUE TER, rs! Não dá pra ficar dando comida pra bebê sentado no carrinho. Além de não nos dar dor nas costas, deixar o bebê na mesma altura da mesa (observando os adultos fazendo a refeição) é ótimo para o aprendizado e introdução alimentar.
Começamos a usar o cadeirão com cinco meses. hahaha! Eleonora nem comia nada ainda, mas colocávamos ela sentadinha toda as vezes que íamos comer. Ela adora o cadeirão! rs
Acho super legal essa cadeirinha que se encaixa direto na mesa, mas nossa mesa é de vidro, então dispensamos. Acabamos ganhando do meu pai uma bem prática e legal, que se desmonta toda e fica fácil de levar pra qualquer lugar. E nós levamos mesmo! hahahaha Pra casa dos avós, dos tios, dos amigos, pra fazenda, até pra restaurante que sabíamos que não tinha cadeirão disponível nós levamos, rs!
O nome é Smartseat, da Keter, não é cara e vende na internet.







5) BEBÊ CONFORTO x  CADEIRINHA DE CARRO

É claro que o bebê conforto, quando encaixado no carrinho, é uma mega vantagem quando os pequenos adormecem no carro: é só desencaixar do cinto de segurança e tirar do carro, sem precisar tirar o bebê. No entanto, a experiência daqui de casa com bebê conforto não foi tão legal. Testamos mais de um, o que tínhamos comprado e um emprestado, e a Eleonora não gostou de nenhum. Lá perto dos nove meses, mais ou menos, ele urrava só de ver o dito cujo, ódio total. Então compramos a cadeirinha.
O legal é que muitas cadeirinhas podem ser usadas desde o nascimento até os primeiros anos de vida, de 0kg até 36 kg, por exemplo.
Então, se você não vê tanta vantagem assim em encaixar o bebê conforto no carrinho, nem compre, por que a vida útil dele é super curta. Vá direto pra esse tipo de cadeirinha que citei.
Nós escolhemos uma da Burigotto: 


Essa cadeirinha é ótima e toda mãe que conheço tem!! Rs, pelo menos na escolinha da Eleonora é praticamente todo mundo que usa, rs. Eu nunca investiria R$1500 e lá vai cacetada nessas importadas, já que essa é nacional (muito mais em conta) e não deixa nada a desejar. 

6) ROUPAS e SAPATOS

Bom, no quesito roupas, eu mentiria feio se dissesse que não vale a pena comprar tudo fora do Brasil, hehehehe! Lá a qualidade é muito superior e os preços são pechincha pertos dos daqui. Então, se você tem um conhecido que mora fora ou tá indo pros EUA, quebra a cara e pede um favorzinho hahahaha!
As marcas preferidas das mamães são GAP, Carter's, Polo, Tommy etc etc etc. Eu adoro as coisas da Carter's, a malha é deliciosa e muito confortável; mas para a Eleonora o tamanho nunca condiz com o que diz na etiqueta (ela está com 18 meses, mas agora que está saindo das roupinhas 9 meses e começando a usar as de 12 meses que ela ganhou). Na dúvida, peça um número maior, né? Melhor grande que pequeno.

Caso você não conheça ninguém ou nenhum parente ou amigo está indo viajar, compre pouca roupa a cada vez. Você já ouviu isso e é muito verdade: bebês perdem roupa incrivelmente rápido!
Aqui na minha cidade, eu escafuncho as lojinhas de bebê do centro da cidade e sempre encontro roupas e calçados bons e com preço legal.
Outra coisa que eu adoro é brechó infantil!! Gente, eu reviro sempre o lugar e no meio do tanto de coisa e tralha, dá pra achar muita coisa a preço de nada! Já comprei tênis por 5 reais, e posso jurar que a antiga dona não usou mais que duas vezes! Tava mais do que novo. É chegar em casa, lavar bem e pronto! É fácil, é barato e é sustentável! Invista nessa idea! hahaha!



Por fim, na minha opinião vale sempre a pena investir em coisas em "atacado". Seja atacado de fraldas, de pomada, de leite me pó, de lencinho umedecido, quanto maior a quantidade que se compra, melhor o preço. 
Por aqui, fraldas compramos de caixa, já que dá uns 10 centavos de diferença por unidade (no fim do mês dá uma dinherama de diferença). A pomada também compramos de potão de 500g, que dura um ano praticamente e é muito prático (nos EUA também é muito mais barato, mas se você comprar por aqui também vai compensar imensamente). O leite em pó sempre compramos o do mês tudo de uma vez. É economia na certa! Enfim...

Espero que tenha ajudado quem queria uma opinião por aqui. Só pra finalizar, não custa lembrar, né: criança não precisa de roupa de marca, nem de aparelhos de última geração, nem carrinhos com super amortecedores. Criança precisa de amor e só! O resto é detalhe. :))


4 comentários:

  1. Olá! Em qual site você comprou essa cadeira? Não estou achando

    ResponderExcluir
  2. Olá! Em qual site você comprou essa cadeira? Não estou achando

    ResponderExcluir
  3. Oi, não estou conseguindo comprar essa cadeira está indisponível em todos os sites que vendia ela😔

    ResponderExcluir