sexta-feira, 1 de maio de 2015

O MANTRA




Quando estava grávida da Eleonora, li uma vez num blog que o grande mantra da maternidade é o "tudo passa". Tudo passa. É verdade. T-U-D-O.

Quando ainda não somos mães, parece que não entendemos direito essa frase, não conseguimos trazê-la para o real... e então ela fica ali, matutando na nossa cabeça, mas ainda vagando meio sem noção de direção pelo mundo das suposições e do que ainda está por vir.

A partir do momento que o bebê nasce, esse mantra cai como uma bigorna na rotina materna. De uma vez, sem pedir licença.

Que atire a primeira pedra a mãe que não é guiada por esse santo mantra, seja ela mãe de 1, de 2, 3 ou mais. Seja ela mãe biológica ou não.


O "tudo passa" é o que mantém nossa sanidade mental! Mesmo sabendo que ele se aplica para o ruim e para o bom, ou seja, as fases ruins passam, mas as boas também.

Cada mãe se apega ao santo mantra mais firmemente na fase de mais turbulência, de acordo com cada realidade: tem mãe que precisa mais dele no início da vida materna, tem mãe que implora por ele na época da adolescência dos filhos; têm mães que só precisam dele até as crias fazerem uns 10 anos, e tem mãe com filho de 40 anos que ainda não se desapegou.

Na minha pouca experiência como mãe, por exemplo, o "tudo passa" já foi meu melhor amigo inúmeras vezes. Me ajudou a não enlouquecer, a não enlouquecer o marido e, principalmente, a não me desesperar e perder o rumo de tudo.
Vem ver a ação do mantra em diferentes pontos na minha curta vida materna:


- No nascimento.
O choque de realidade é fora de base. "Meu Deus, sou mãe! E agora? Tem que dar de mamar, banho, trocar, carinho, cuidar da casa, do marido, trabalhar...e agora????" E então esse sentimento de medo profundo me acompanhou por uns bons três meses. Passou.

- Nas cólicas.
Choro, choro, choro, choro, choro, choro, choro. Infinitas vezes choro. Uma mãe desorientada. Passou.

- Aos oito meses.
Angústia da separação. Além de muito choro, bebê que não dorme. Nessa fase, achei que fosse enlouquecer. Se Eleonora não estava dormindo, estava chorando. Não era um choro propriamente dito, era um resmungo que não-pa-ra-va! E que dificuldade pra dormir, Jesusss.... Passou.

Aqui abro um parênteses para essa questão do sono. Mãe também se desespera achando que nunca mais vai dormir na vida. E se desespera ainda mais quando pensa "Será que eu só vou querer dormir pro resto da vida? Se eu tiver um tempo livre eu só vou querer dormir???" Se você tá nessa fase e tá lendo esse texto, anime-se!! PASSA! rs

-No desmame.
11 meses de idade. Mãe cheia de leite. Bebê não quer mamar. Mãe insegura, bebê inseguro. Sentimento de fracasso. Passou.

- Entrar na escolinha
Impossível descrever aqui o tamanho do aperto de coração de mãe. São tantos "e se acontecer isso..." dentro da minha cabeça que tem horas que fico perdida. Passou. Mais ou menos. rs Tem muita coisa pra passar ainda.

- Doenças da infância
As doencinhas da primeira infância estacionaram aqui em casa e não saíram mais, hahahaha! Foi gripe, bronquite, rinite, infecção de intestino, viroses e mais viroses, sapinho...e por aí vai. O mantra está agindo a todo o vapor por aqui. Tem hora que fico tão perdida, mas tão perdida, que tenho vontade de chorar quando paro e analiso a situação de frente: filha sofrendo, filha que não come, filha que não dorme, filha abaixo do peso, mãe que não dorme, pai que não dorme, 500 reais de farmácia por mês, casa de perna pro ar, trabalho atrasado e muito mais.
Então eu paro e penso: TUDO PASSA. E que aprendizado você vai tirar disso tudo?

Queridas mães, o que faríamos sem o mantra? Eu não sei! Eu nem gosto de pensar muito no futuro, sabe? rs Sei que coisas muito mais difíceis ainda estão por vir. Para não ficar com medo, me foco nas coisas boas que estão por vir, que sei também que serão muitas! Fases deliciosas também existem aos montes. E na hora que o bicho pegar: tudo passa.


E você? Que aprendizado você vai tirar disso tudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário