terça-feira, 17 de junho de 2014

MONTESSORIANDO

Gente, é o seguinte: faz mais de um mês que as coisas por aqui andam numa correira sem fim. Esse esquema casapraarrumar-marido-trabalho-bebêpequeno-copadomundo-finaldesemestre não é fácil não. Assim sendo, o blog ficou meio às moscas, um postinho aqui, outro acolá.... Mas, agora volto com tudo! As coisas parecem que estão se ajeitando (e as férias chegando!!!!).
Hoje vim contar um pouquinho sobre uma coisa que prometi há mais de dois meses: o quarto da bonitinha! :)
Na verdade, nem era a hora de vim postar como está sendo a vidinha com a Eleonora num quarto montessoriano, simplesmente porque o quarto ainda NÃO está pronto! 
Assim, já está mas não está, sabe? É que a gente queria fazer tantas coisas mais, mas a grana tá tão curta, mais tão curta, que pelo jeito só ano que vem pras coisas que nós tanto queríamos estarem todas no lugar certinho. Mas a fofinha tá super feliz, e é isso que importa. Ela A-D-O-R-A ficar no espacinho dela! :)
Pois bem, lá vamos nós então nos contentarmos com o que temos, e papear sobre o assunto. Acompanhe:
Já faz dois meses e meio que decidimos transformar o quartinho da boneca em um quarto totalmente acessível à nossa bebê, onde ela possa crescer e se desenvolver com autonomia de uma forma saudável.
Aham.
Gente, é mais fácil falar do que fazer, hahahaha, vocês devem imaginar. 
Um quarto acessível para um bebê que mal mexe no seu espaço é muito fácil de fazer e controlar. Agora, um quarto para um bebê que não pára quieto nem um segundo e quer fuçar em todas as coisas e saçaricar em tudo quanto é canto é beeeeem mais complicado, rs. E a menina tá bem nessa fase de curiosidade além da conta. Mas nós estamos encarando o desafio. E sabe o quê? Tem sido uma experiência bem legal, estamos adorando! E a pequena também! (Quero ver eu repetir essa frase quando ela começar a engatinhar)
Tudo começou com a atitude mais radical que uma mãe pode tomar em relação ao quarto de um bebê: dissemos adeus ao berço. Desmontamos o bendito e colocamos o pequeno colchão no chão. Não fica direto no chão não, o tapete de pêlo curto veio lá da sala direto pra debaixo do colchãozinho. E sabe os protetores de berço? Viraram protetores de parede! Ficou mara! E custo zero! :)
Eu me perguntava até quando minhas costas iam me acompanhar nessa loucura de colchão no chão, e para variar, eu me surpreendi mais uma vez. Como sou obrigada a me ajoelhar para por a fofinha na cama, eu acabo por forçar muito menos a coluna, o que me ajudou demaaaaais. A dor nas costas me matava desde que tinhamos abaixado o colchão no berço. Agora não mais. Os meus músculos e ossos agradecem.
Dá uma bizoiada em como ficou:
Um item bem importante do quarto montessoriano é a sensação de amplitude. Morando num apErtamento, isso pode ser bem difícil. No caso daqui de casa até que deu certo, ficou bem espaçoso!
Dentro do berço, a Eleonora ficava super mega hiper entediada. Por conta disso, era só acordar que ela já chorava, botava a boca no mundo, e eu tinha que pular da cama igual uma doida para ir fazer a garota se acalmar. Afinal, não tinha o que ficar olhando dentro daquele espaço fechado, a não ser o móbile que ficava pendurado no suporte do mosquiteiro, mas que não adiantava muita coisa, já que ela não alcançava e não podia por a mão. 
Foi por causa desse tédio todo que optamos pelo adesivo de parede. Além de deixar o quarto mais bonito, ele é uma ótima distração; a bebeia passa horas tentando pegar as florzinhas, as corujas e pôr a mão no porco-espinho. 
Quando ela acorda ela fica soltando vários gritinhos de olho nos passarinhos, é uma fofura! Isso não quer dizer que ela acorde e fique lá se divertindo horrores e eu continuo dormindo lindamente por mais umas 3 horas. O que acontece é que, como agora ela acorda e se distrai um pouquinho, dá tempo de pelo menos espreguiçar, fazer um xixi, escovar os dentes e tacar uma água na cara antes de enfrentar a ferinha. 
Lá do outro lado do quarto, perto da porta estão dois móveis que por enquanto ainda são indispensáveis: a cômoda e o criado. (Lembrando que a filosofia montessori pede um quarto com poucos móveis)
A cômoda ainda é importante pois é onde troco a Eleonora e é onde guardo todas as suas coisas, desde roupas até fraldas e itens de higiene. Assim que ela crescer e começar a entender as coisas, as duas gavetas de baixo serão destinadas a seu uso próprio. Nelas estarão as suas roupas do dia-a-dia, seus sapatos e meias. Ali ela terá livre acesso, poderá se vestir e se desvestir sozinha. Nas duas gavetas superiores eu vou guardar o que e não quero que ela fique fuçando, até para poder dar uma controlada na bagunça.
O criado está aí ainda, mas será temporário. Por enquanto é nele que eu guardo os brinquedinhos (que são poucos, pois a maioria fica espalhada pela casa, rs) da pequena e os seus livros. Quando liberar mais espaço no quarto, ele irá para outro cômodo.
Por fim, no outro canto, em frente à cama, está por enquanto o sofá de amamentação. Sim, você leu certo. Eu não tenho uma poltrona de amamentação, eu tenho um sofazinho. Sim, sou espaçosa. Rs. Enquanto a Eleonora mamar eu irei precisar dele, não tem o que fazer, ele me ajuda demais. Fora que eu só sento nele para dar mamá, então quando a pequena chora de fome, é só pegar a danada e sentar no bicho que ela já sabe que vai mamar, o choro pára na hora! 
Antes de mudarmos para esse ap, morávamos numa casinha de dois quartos, e a Eleonora dividia o seu espaço com o escritório. Óbvio que eu não tinha nem poltrona de amamentação, quem dirá um mini-sofá. Resultado: eu amamentava só na cama. Isso seria impossível hoje. Com um bebê pequenino demais, ok. Dá certo. Agora com um bebê grandão é muito difícil arrumar posição. Graças a Deus isso não é mais necessário.
Mas, voltando...rs...O sofá fica até quando o desmame chegar. Quando ele se for, dará lugar a uma mesinha com cadeira e a uma pequena estante-biblioteca (que por enquanto, como disse, está sendo nosso criado). Eu tava doidinha para já colocar tudo isso no pequeno quarto, mas a logística não permite, ia ficar apertado demais. E como ela ainda é muito pititica, não faz falta nada disso.
Então, em resumo é esse o quartinho da menina:
O que ainda falta e é meio que urgente e queremos providenciar o mais rápido possível assim que a conta bancária permitir, é uma barra, que irá na parede bem ao lado do sofá, acima dos adesivos; um espelho, que irá ao lado do esquilo (ou será um gato?) ao pé da árvore; e por fim, placas de e.v.a que irão contornar o tapete e proteger ainda mais a fofinha do chão gelado.
E aí? Gostaram? :)
Antes de terminar esse post, vou responder as perguntas que não querem calar na sua cabeça:
- Não. Ela não rola do colchão.
- Não. Ela não passa frio.
- Sim. Eu acho que o Brasil vai ganhar a Copa.
Fim e boa noite! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário