terça-feira, 18 de março de 2014

CARAS E BOCAS (E OLHARES...)

Todo mundo fala que os três primeiros meses do bebê são os meses mais difíceis para os pais, principalmente para os pais de primeira viagem. Reza a lenda que a partir do terceiro mês as coisas ficam mais tranquilas, o bebê chora menos e a rotina começa a tomar forma. Há quem diga que o bebê chora menos porque as cólicas passam, há quem diga que é porque ele já está mais maduro; mas, a verdade (mais óbvia, impossível) é que ele descobre outras formas de se comunicar, que não o choro: as caras e bocas. No caso da Eleonora, o olhar e bocas. Nunca vi um bebê tão expressivo com os olhos! É olho de fome, é olho de sono, é olho de cachorrinho que caiu da mudança, é olho de curiosinha... e que olho! A menina me veio olhudinha igual ao pai, rs. E o engraçado é que só pai e mãe conhecem sem erro cada olharzinho do filho, e aqui não é diferente; e a gente acaba parecendo aquele casal chato, que fica corrigindo as pessoas:

 · "Olha! Que carrinha de sapeca!" - "Não, isso é fome."
 · "Olha, ela está fazendo uma carinha linda!" - "Linda? Ela tá é morrendo de sono!"
 · "Que lindo esse olhar! Acho que gostou de mim!" - "Ela estava gostando mais do quadro colorido na parede, até você botar a cara na frente da menina! E essa cara é de sai da minha frente."
 · "Nossa que olharzinho mais triste...acho que essa menina tá com fome, mamãe!" - "Será que é fome? Nossa, eu acho que é medo mesmo. A coitada deve estar  pensando: quem é essa pessoa que eu nunca vi na vida e não para de mexer comigo falando numa altura insuportavelmente alta para meus ouvidinhos...?"

É claro que muitos dos comentários exagerados a gente só faz internamente, lá no fundo da cabeça. Exteriormente a gente só sorri e concorda, que é para evitar conflitos. 

Mas, enfim, e ironias à parte, o fato é que olhar de bebês podem enganar, são traiçoeiros. Por mais que o baby já tenha aprendido a expressar emoções comuns para os adultos, ainda não é fácil, e eles podem se confundir. Então, só mesmo quem está ali do ladinho da cria 24h por dia para saber exatamente o que o rebento quer dizer com os olhinhos, bocas e expressões, sem que ele precise apelar para o choro, berros, lágrimas e sofrimento.

E como é que essas criaturinhas que acabam de começar a viver sabem ser tão fofas simplesmente para mostrar que estão com fome ou com frio?

Depois de 4 meses e meio e um trilhão de fotos, eu resolvi fazer uma seleção das caras, bocas e olhares mais fofos da Eleonora. Acompanhe:

FELICIDADE (90% do tempo em que está acordada)


SONO (dorme bem - umas 16hs por dia - para a alegria dos papais)


FOME (não parece, mas é)


DE BOA NA LAGOA (mais fofa impossível)


MEDO (quando vê pessoas diferentes e quando falam alto)


CURIOSA (expressão que surgiu há 3 semanas, a boquinha fica semi-aberta, e as vezes a língua para fora)


ME ESQUECE (tô de ressaca aqui na minha)


Este post terá que ser atualizado em breve, pois esta criança aprende coisas novas a cada segundo. Parece uma esponjinha. Jajá terá fotos com carinha de raiva, manha, sapequice, entre outros. To be continued.

Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário